quinta-feira, 19 de maio de 2011

Falta de segurança nos Campus de Ensino Superior.

Alguns de vocês já devem saber da morte de um aluno da USP, baleado no próprio Campus onde estudava Administração.
E como no Brasil as coisas só mudam depois que acontecem, depois do fato é que veio a discussão.
E na minha cidade não é diferente, sou aluno do Ensino Médio, e outro dia fui pela primeira vez ao Campus II, da Universidade Federal de Goiás, chamado Samambaia, onde estão a maioria dos cursos. E foi o que percebi, um lugar imenso, muito bonito, arborizado, lindo mesmo, porém, sem nenhuma segurança.
Me deu medo até, lembrei do ocorrido na Escola de Realengo, a qualquer momento isso pode acontecer novamente, é amedrontador.
Agora, depois do ocorrido, a discussão é como mudar esse quadro. Na USP, o governo já disse que irá dar reforços a PM, pra maior segurança da Faculdade. E nas redes sociais, a discussão gira em torno do que estão chamando de ''encastelamento'' da universidade, que é a colocação de catracas e a presença da PM, e essa última ja é discussão antiga.
Enquanto estudantes da Faculdade Economia de Administração (FEA), onde a vítima estudava ciências autuariais, defendem a colocação de mais câmeras de segurança, catracas e criticam a Guarda Universitária, que não pode andar armada no campus, alunos de outros cursos como os da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram os que classificaram as medidas como tentativa de “encastelamento” da universidade.
A morte virou o trending topic ‘FEA-USP’ no Twitter. “O assassinato do menino na FEA é, no mínimo, revoltante. Porque mesmo nós, ALUNOS, só entramos no campus à noite apresentando o cartão USP”, critica uma estudante. “Esse crime que aconteceu na FEA-USP para mim não é novidade, estudei lá em 2001 e já era uma falta de segurança tremenda, estupros às 10 da manhã”, complementa outro.

“É inadmissível isso acontecer na Universidade mais rica do país!! Quanto custa a instalação de câmeras e a contratação de seguranças???”, questiona outro seguidor. “A USP é um oásis em SP. Claro que é triste o que aconteceu, muito mesmo! Mas nos limitarmos a exigir segurança SÓ NO CAMPUS, é hipocrisia.” Já outro aluno que não identifica seu curso rebate: “A FEA vai instalar CATRACAS? isso é uma piada?"

Tenso, não é? Concordo plenamente com um dos comentários acima, é ridiculo nos limitarmos a exigir segurança somente nas Instituições Educacionais, a violência sempre existiu nesses locais, mas está passando da hora do poder público tomar uma providência contra a violência no Brasil.


Alunos fazem protesto para pedir mais segurança na USP.


Fonte: G1; R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário