segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seu Jorge live in Goiânia.

No mês de Maio foi divulgado que haveria o show do Seu Jorge, em Goiânia, no dia 10 de Junho, e ao saber da disponibilidade de vendas de ingressos, corri e comprei o meu. Ao contrário do que sempre acontece quando se espera muito por algo, os dias se passaram rapidamente e logo chegou o tão esperado momento. O show estava previsto para começar às 22h:00, mas cheguei com uma hora de atraso. Pensando que poderia acontecer alguma briga, desorganização, e com medo da falta de segurança, acabei optando por não levar minha câmera.O que foi um erro! Quando cheguei ao local, o que vi foi muita organização, uma boa segurança, uma luz ótima, e um espaço agradável. Não havia tanta gente o quanto eu esperava, mas as pessoas que alí estavam me deixaram boquiaberto. Afinal, o que não faltava eram looks sofisticados, ousados, e luxuosos. Coisa que eu adoro, e daria um material e tanto pra esse blog.O que me causou grande arrependimento.
Duas horas depois o show ainda não havia começado. De tanto esperar, acabei me cansando e arrumando um lugar pra sentar (uma caixa de som, não havia cadeiras no frontstage) e enquanto isso, as filas dos banheiros começaram a ficar cada vez mais longas, e as reclamações começaram a aparecer.
Em vários momentos pareceu que o show iria começar, apagavam as luzes, e abaixavam a música, alguns segundos, e tudo voltava ao normal, sem a presença de Seu Jorge. O que incitou ainda mais o nervosismo do público. Vaias, gritos, palmas irônicas, e de repente, começaram a jogar objetos no palco. O que independente de qualquer coisa, foi uma vergonha para o público presente. Qualquer tipo de agressão não é justificável.
Quando, enfim, Seu Jorge adentrou ao palco, cantando a música Burguesinha. Naquele momento uma onda de bem estar inundou todo aquele espaço. Só havia uma coisa estranha: de início, achei que seria um show mais intimista, tipo voz e violão, como no DVD. Mas não, Seu Jorge entrou no palco correndo, de capuz e óculos escuros.

Estranhei um pouco a situação, estava eu alí, escutando a bela voz de Seu Jorge, mas a única coisa que via era um ser encapuzado. Começaram a rolar comentários de que os óculos escuros estavam sendo usados pra tampar os olhos vermelhos, causado pelo uso de algum tóxico. O que óbviamente não passou de expeculação.Veio a minha cabeça então, o quanto é difícil pra um artista daquele gabarito, fazer cara de feliz todos os dias, pra milhares de pessoas e ser feliz realmente, fazendo isso.
Seu Jorge começou a cantar uma música de Leci Brandão, chamada Zé do Caroço, e logo começou a declamar uma letra, Negro Drama, que de início nem parecia ser o rap cantado:


(video que achei na internet, de 2008. Não postaram a música cantada no show de Goiânia, mas foi exatamente assim, com a mesma intensidade).

''Negro drama,

Eu sei quem trama
E quem tá comigo
O trauma que eu carrego
Pra não ser mais um preto fudido

O drama da cadeia e favela
Tumulo, sangue,
Sirene, choros e velas,

Passageiro do Brasil,
São Paulo,
Agonia que sobrevivem,
Em meia zorra e covardias,
Periferias, vielas e cortiços,

Você deve tá pensando,
O que você tem a ver com isso?
Desde o início,
Por ouro e prata,

Olha quem morre,
Então veja você quem mata,
Recebe o mérito, a farda,
Que pratica o mal,

Me vê, pobre, preso ou morto
Já é cultural,
Histórias, registros,
Escritos,
Não é conto,
Nem fábula,
Lenda ou mito,

Não foi sempre dito,
Que preto não tem vez,
Então olha o castelo e não,
Foi você quem fez, cuzão. [...]
''


Aproveitando o ensejo de emoção, veio então :


O seco deserto esta tomando conta do planeta
Água doce, bebível potável está acabando (uuuuh)
Poluição, devastação, queimadas
Desequilíbrio mental
Desequilíbrio do meio ambiente

Segundo previsões dos cientistas
De padres, pastores, budistas
De ciganos, pai de Santos, Hare Krishna

O tempo vai secar
O sol vai cárcume

E água pra beber
(Não vai ter)
E água pra lavar
(Não vai dar)
Água pra benzer
E água pra nadar
Nada, nada (x2)

Percebi a importância tão dita da cultura Brasileira, da música Brasileira, que por falta de informação, ou até de interesse, não chega até nós.Foi emocionante, e levou a platéia à euforia, todos alí faziam parte de um mesmo Brasil. Chamando a atenção para os problemas causados pela falta de interesse na preservação do ambiente onde vivemos, e dos problemas sociais que estão debaixo dos nossos narizes, e ainda assim, fingimos não ver.

Seu Jorge então, depois de tanta tensão, necessária, imposta pelas suas músicas profundas, tirou os óculos, o capuz, ficou com um belo cardigã vermelho, e nos brindou com uma das partes mais animadas do show, a grande presença de palco do cantor, e de sua banda, surpreendeu.


Em resumo, fui ao show com o intuito de esquecer meus problemas, imergir na nostalgia que as músicas dele me trazem, canta-las junto, e depois guardar tudo na lembrança. Mas saí de lá com grande admiração. Com outra idéia da música de Seu Jorge, e da música Brasileira. Me senti verdadeiramente orgulhoso de ser Brasileiro, e ainda mais humano.


Um comentário:

  1. Não acredito que perdi esse show. Um dos miores cantores da nossa música brasileira aqui pertinho e eu deixando passar batido. Pelo que você descreveu tenho certeza que foi uma performance inesquecível e emocionante.

    Thafnes F.

    ResponderExcluir