terça-feira, 30 de agosto de 2011

Male Model: Sean Gabriel Souza

Desde o Senac Rio Fashion Business, as atenções dos fashionistas se voltaram para o modelo exótico que fez parte do desfile de Patrícia Viera. Sean Gabriel de Souza, que veio como o Zorro da apresentação foi visto em outros tantos desfiles no Fashion Rio e tem uma história super interessante. O jovem, que cresceu perto de Valentino; um dos maiores nomes da moda italiana, viu o pai trabalhar como modelo e a mãe ser apontada como uma das mulheres mais bonitas de sua geração, passou por um momento anti moda e agora assume suas raízes e estreia como modelo. “Esse menino vai ficar famoso”, diz Sergio Mattos, dono da agência 40 Graus, da qual Sean já faz parte. “Foi estranho ser o único menino no desfile!”.

“Eu tinha meio que uma alergia a tudo isso”

Sean Gabriel de Souza desfilou pela primeira vez esse ano e já fez importantes entradas em passarelas do Fashion Rio. Depois de Patrícia Viera no Senac Rio Fashion Business, ele desfilou para a Armadillo e Limits no Rio-à-Porter e Coca-Cola Clothing no Fashion Rio. Ele estave ainda no desfile da Ausländer, que fechou a edição de verão da semana de moda carioca. Todos os looks que já vestiu, escolheu o segundo usado no desfile da Coca-Cola Clothing como seu preferido. “Era legal aquela roupa”, declarou.

seangabriel2.jpg
A entrada tardia na carreira de moda, aos 27 anos, aconteceu pela vontade de “reunir recursos” para um projeto que está desenvolvendo em paralelo à moda. Filho de Cacá de Souza, o RP de Valentino e de Charlene Shorto, musa do mesmo estilista italiano, Sean sempre viveu em meio à moda. “A moda em si é uma arte muito fina, mas o que a indústria da moda pode trazer não é tão sincero. Pode tornar-se superficial e prejudicar o sistema de valores das pessoas," explica Sean. "Nunca quis me envolver, sempre tive meio que uma alergia. Mas isso está mudando e hoje vejo como uma possibilidade de trabalho”. Além de trabalhar com Valentino, Cacá de Souza foi modelo quando o filho era criança.

“Sou muito zen. Não bebo álcool e prefiro ir à casa de amigos que a uma boate”

Ele nasceu no Brasil, morou em Roma dos dois aos 12 anos, enquanto aprendia italiano e falava português com os pais, foi para um colégio interno em Londres aos 12, aprendeu inglês e, de quebra, ficou fluente também no francês enquanto visitava a mãe, que casou-se de novo em Paris. Na capital britânica, que Sean Gabriel de Souza ainda chama de casa, ficou até 2006, até que caísse no mundo. Hoje ele tem três moradias: Londres, Rio de Janeiro e Chapada dos Veadeiros, em Goiás. E se é verdade a história de que “casa é onde o coração está”, Sean mora mesmo no cerrado brasileiro. “Estou montando um projeto com um amigo na Chapada dos Veadeiros. Será um centro para meditação, dança, ecoturismo e permacultura, onde seja possível viver um estilo de vida fora do sistema capitalista. Queremos criar o nosso próprio alimento, gerar nossa própria eletricidade... Enfim, viver outro estilo de vida”, contou o modelo. O espaço já está em fase de acabamento: “acredito que no final do ano já poderemos receber umas pessoas”.

seangabriel1.jpg A antropologia é um dos mais fortes interesses de Sean, que também é artista plástico. “Terminei a faculdade de Antropologia em 2008 e quis mesmo ter mais insights das culturas do mundo e pontos de vista diferentes”, explicou Sean Gabriel. Quanto ao que o inspira, ele dispara: “sou muito eclético, né? As coisas me inspiram de formas diferentes”. E o que não falta ao modelo são referências culturais. Além dos lugares em que já morou, ele contou qual foi sua viagem mais marcante: “eu e meu irmão fizemos uma viagem ao sudeste da Ásia. Começamos no Vietnã, descemos para Camboja, fomos para Mianmar e Burma e aí a gente emendou em Madagascar. Foi uma viagem de três meses, com a mochila nas costas”. Ele também já mochilou pela Índia, América do Sul e México. A foto com o cocar que fazia parte de uma exposição montada no Píer Mauá foi ideia do próprio Sean, que durante um curso de design, também se interessou por fotografia e arte abstrata.

Sobre o Rio, o que Sean Gabriel de Souza mais gosta é a junção da natureza com o concreto. “Estou gostando muito de morar aqui. Acho que é uma cidade muito rica de várias maneiras. Tem tanta mata e tanta opção de estilo de vida ao mesmo tempo. O que curto mais é esse casamento da vida urbana com a cultura de praia. Acho que deixa as pessoas mais relaxadas e isso é muito bom de ter em uma cidade”, apontou. Além de ir à praia para meditar, Sean também surfa. “E quanto à noite, sou muito zen. Não bebo álcool e não saio muito para dançar em boate. Prefiro encontrar meus amigos em casa”.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário