terça-feira, 23 de agosto de 2011

Notes on a Scandal

Outro dia, trocando de canal, vi passando o filme "Notes on a Scandal(Notas de um escândalo)", já eram mais de 2 horas da manhã de uma plena segunda-feira, e quando vi que era esse o filme, não resisti e o assisti novamente.




Barbara Covett (Judi Dench) é professora veterana, numa escola para adolescentes. Em seu diário, ela anota todas as impressões que lhe ocorrem durante o dia, em comentários sarcásticos. É neste diário, que Barbara narra a chegada da professora novata Sheba Hart (Cate Blanchett).
Sheba inicia suas atividades repleta de idealismo, mas logo descobre que os alunos estão pouco interessados em suas aulas. Quando de uma briga entre dois deles, Barbara auxília Sheba a controlar a turma. Deste evento, nasce uma amizade entre as duas. Para Sheba, Barbara é a conselheira mais velha, uma mentora. Para Barbara, Sheba é mais que apenas amiga.
Porém, quando Barbara descobre que Sheba está tendo relações sexuais com um aluno de apenas 15 anos, através de chantagem e jogos psicológicos, ela vê a oportunidade para dominar Sheba e transformar a vida dela num inferno.
"Notas Sobre um Escândalo" aborda o complicado campo dos relacionamentos humanos. Por um lado, a perspectiva duma jovem, erótica, casada com um homem muito mais velho, oprimida pela vida conjugal cotidiana, que, seduzida por um seus alunos, Steven Connolly (Andrew Simpson), vê nessa relação a oportunidade de libertação e transgressão; por outro, a visão duma senhora, frustrada, com desejos reprimidos, e manipuladora, desesperada pela idéia de morrer sozinha, cujo único confidente são seus diários.
O mais curioso deste filme é que, apesar da falha trágica de ambas as protagonistas, nós ainda torcemos e, ao mesmo tempo, odiamos as duas. É como se tanto em Barbara, quanto em Sheba estivessem espelhados um pouco de nossa natureza humana, contraditória e vergonhosa.
Por outro lado, percebe-se o quão manipuladora a mente humana pode ser, e o quanto estamos sujeitos a isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário