E como no Brasil as coisas só mudam depois que acontecem, depois do fato é que veio a discussão.
E na minha cidade não é diferente, sou aluno do Ensino Médio, e outro dia fui pela primeira vez ao Campus II, da Universidade Federal de Goiás, chamado Samambaia, onde estão a maioria dos cursos. E foi o que percebi, um lugar imenso, muito bonito, arborizado, lindo mesmo, porém, sem nenhuma segurança.
Me deu medo até, lembrei do ocorrido na Escola de Realengo, a qualquer momento isso pode acontecer novamente, é amedrontador.
Agora, depois do ocorrido, a discussão é como mudar esse quadro. Na USP, o governo já disse que irá dar reforços a PM, pra maior segurança da Faculdade. E nas redes sociais, a discussão gira em torno do que estão chamando de ''encastelamento'' da universidade, que é a colocação de catracas e a presença da PM, e essa última ja é discussão antiga.
Enquanto estudantes da Faculdade Economia de Administração (FEA), onde a vítima estudava ciências autuariais, defendem a colocação de mais câmeras de segurança, catracas e criticam a Guarda Universitária, que não pode andar armada no campus, alunos de outros cursos como os da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram os que classificaram as medidas como tentativa de “encastelamento” da universidade.
A morte virou o trending topic ‘FEA-USP’ no Twitter. “O assassinato do menino na FEA é, no mínimo, revoltante. Porque mesmo nós, ALUNOS, só entramos no campus à noite apresentando o cartão USP”, critica uma estudante. “Esse crime que aconteceu na FEA-USP para mim não é novidade, estudei lá em 2001 e já era uma falta de segurança tremenda, estupros às 10 da manhã”, complementa outro.
“É inadmissível isso acontecer na Universidade mais rica do país!! Quanto custa a instalação de câmeras e a contratação de seguranças???”, questiona outro seguidor. “A USP é um oásis em SP. Claro que é triste o que aconteceu, muito mesmo! Mas nos limitarmos a exigir segurança SÓ NO CAMPUS, é hipocrisia.” Já outro aluno que não identifica seu curso rebate: “A FEA vai instalar CATRACAS? isso é uma piada?"
Tenso, não é? Concordo plenamente com um dos comentários acima, é ridiculo nos limitarmos a exigir segurança somente nas Instituições Educacionais, a violência sempre existiu nesses locais, mas está passando da hora do poder público tomar uma providência contra a violência no Brasil.
Alunos fazem protesto para pedir mais segurança na USP.
Fonte: G1; R7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário