Grace Coddington. Se você é fashionista e está antenado, definitivamente já ouviu este nome. Grace deve estar na lista das pessoas mais influentes no mundo da moda, depois de Anna Wintour, é claro. Mas também não é para menos, já que ela trabalha lado a lado com a poderosa editora da Vogue Americana.
Obcecada por moda desde nova, Coddington trabalha na Vogue desde 1988, assumindo o cargo de Diretora de Criação em 1995. Antes disso trabalhou por 19 anos na Vogue Britânica. O que poucos talvez saibam, é que em sua juventude ela trabalhou como modelo, até que com aproximadamente 20 anos, sofreu um grave acidente de carro, onde ela saiu ferida e perdeu uma das pálpebras, tendo que passar por uma complicada cirurgia de reconstrução.
Extremamente leal a Vogue, Coddington chegou a recusar o cargo de editora chefe da Harper’s Bazaar, para dar continuidade em seu incrível trabalho na revista. Responsável por apresentar Calvin Klein aos britânicos e Naomi Campbell aos americanos, Anna Wintour a descreve como “crown jewel” (jóia da coroa).
Grace ficou mais conhecida ao público em 2009, após o lançamento do documentário The September Issue, que mostra todo o trabalho realizado por trás da edição de setembro do ano de 2007 da Vogue. Após isso pudemos ver que existem mais pessoas além de Anna Wintour comandando a famosa revista, e percebemos que Grace tem uma participação crucial em cada edição.
Para quem estiver interessado, aqui está o trailer:
Para quem tem dúvidas sobre a função de um Diretor de Criação, podemos descrever como a pessoa que tem a capacidade criativa de utilizar ou descartar determinadas idéias, julgando quais os melhores estilos em todo um processo de criação, visando o melhor resultado em determinada área.
No caso da Grace, podemos entender como “processo de criação” toda a parte de cenários, peças presentes, pessoas, a composição como um todo. Toda a parte de estilo fica por conta dela, e não estou falando das roupas, mas do ambiente completo que venha a engrandecer as coleções. Separei alguns dos trabalhos da Grace para vocês terem uma idéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário